Você sabe reconhecer e evitar JUROS ABUSIVOS? 

Embora exista uma regulação feita  para proteger  os consumidores, infelizmente a cobrança de juros abusivos ainda é  uma realidade  no Brasil.

Com isso, muitos empréstimos e financiamentos extrapolam o valor máximo previsto  pelo governo. Muitas vezes, as instituições financeiras camuflam os juros.

Então, é importante se atentar se o valor está muito acima da Taxa Selic ou de outra taxa usada como referência.  Confira a seguir como identificar e evitar os juros abusivos:

Como saber identificar juros abusivos?

Para saber se os  juros são abusivos,  é preciso calcular  o valor efetivo  que está sendo cobrado. Existem simuladores que fazem o cálculo automaticamente.

O Banco Central, por exemplo, disponibiliza em seu site a “Calculadora do Cidadão”, que gera  o resultado real  do financiamento  de acordo com  os juros.

Para isso, você coloca o número de meses, a taxa de juros ao mês, o valor da parcela e o valor financiado. Assim, descobre os valores totais do financiamento e  de juros.

Como recorrer da cobrança de juros abusivos?

Se você contratou prestações com juros altos, é possível recorrer. Isso deve ser feito através da abertura de uma Ação Revisional de Juros, ajustando a taxa de acordo com o BC.

Para que ela aconteça, você precisa recorrer  à Justiça Comum  ou ao Procon. A segunda opção é  mais acessível e fundamenta-se no Código de Defesa  do Consumidor.

Não existe uma  norma específica  no CDC que define  a cobrança abusiva  em financiamentos,  já que não há um  valor exato que  define uma taxa abusiva, mas...

Precisa de ajuda para controlar suas finanças pessoais? Aproveite e baixe agora nosso