4 pontos para entender o que é Value Investing

No mundo dos investimentos existem várias modalidades, estratégias e abordagens  para os diferentes perfis de investidor.

Cada uma se adequa às particularidades e aos interesses individuais.

Uma dessas modalidades é o Value Investing, estratégia focada principalmente na análise fundamentalista e utilizada pelos maiores investidores do mundo, como Warren Buffett, Charlie Munger, entre outros.

Confira a seguir como funciona o Value Investing em 4 principais pontos.

O Value Investing um conjunto de princípios para investimentos que se coloca como oposição às práticas especulativas no mercado.

1. Sobre o “Value Investing”

No Value Investing, que em tradução literal para o português seria “investimento em valor”, os investidores têm mentalidade de parceria com as empresas.

Isso faz com que as ações sejam vistas como instrumentos societários de um empreendimento, e não meramente um título para ser comprado e vendido.

Logo, todo "value investor" investe com a mentalidade de se tornar sócio dos seus investimentos, e não de apenas especular com eles.

O Value Investing é associado a investir em longo prazo por considerar que a sociedade numa empresa é resultado de análises fundamentalistas.

2. Longo Prazo

As análises testificam possibilidades de êxito dos projetos empresariais estudados, o que dificilmente se dá num curto espaço de tempo.

Por melhor que uma análise seja, ela ainda corre o risco de imprecisão. Por isso, o value investig aplica sempre uma margem de segurança sobre os preços de entrada do ativo. 

3. Margem de segurança

Dessa forma, mesmo se a análise "errar", o investidor se protege, reduzindo assim os riscos do seu investimento. 

Normalmente, a margem de seguração será a diferença entre o preço que o ativo está sendo negociado e seu valor intrínseco.

Para saber como encontrar o valor intrínseco de uma empresa, clique aqui.

Assim como a margem de segurança, a diversificação é útil para se mitigar o risco dos investimentos.

4. Diversificação

Ao adquirir ações descontadas de empresas variadas, o investidor se protege de eventuais perdas vindas de negócios que não atenderam às expectativas de retorno.

Com esse movimento, o investidor abre mão de resultados mais significativos por não concentrar tudo  em suas “melhores escolhas”  — já que é impossível prever quais elas serão.

Quer saber mais sobre Value Investing e conhecer os grandes nomes dessa estratégia?