Tudo que você precisa saber sobre o BRICS

BRICS

O BRICS também conhecido como grupo dos países emergentes, uni algumas nações que possuem semelhanças entre si, principalmente sob contexto econômico.

 A sigla é uma abreviação dos nomes de cinco países, eles são: Brasil, Rússia, Índia, China, e África Do Sul. Acompanhe e conheça mais sobre os BRICS.

Observado o globo como um todo, os BRICS representam os países que estão entre aqueles desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

Países intermediários

Em outras palavras, os BRICS são países que já foram muito pobres como os subdesenvolvidos, mas vem crescendo e buscando uma posição como desenvolvidos.

Por mais que o bloco seja constituído por nações semelhantes, elas não crescem de forma equivalente.

Países dos BRICS crescem de formas diferentes

China e Índia são países que estão crescendo em níveis muito maiores do que outras nações do bloco, como o Brasil e a África do Sul, por exemplo.

A criação do BRICS foi feita através dos ministros das relações exteriores do Brasil, China, Índia e Rússia; A formulação do grupo se deu em 2006.

Quando o BRICS foi criado?

Vale destacar que o grupo já era mencionado anteriormente, uma vez que especialistas e estudiosos já consideram tais países diferentes dos subdesenvolvidos.

Como um grupo e não um bloco econômico, os BRICS buscam fortalecer suas relações, além de cooperar em diversos níveis, entre si.

Quais são os objetivos dos BRICS?

Outro objetivo era a criação do banco dos BRICS que foi feita em 2014. O banco foi criado para ser uma alternativa ao FMI.

Atualmente o banco tem um capital autorizado de US$ 100 bilhões e já financiou diversos projetos. 

Mais recentemente a ex-presidente Dilma Rousseff tornou- se presidente do banco.

Com países que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário internacional o BRICS tem muito a crescer.