Tudo o que você precisa saber sobre o lote residual da restituição

Imposto de Renda

Através da declaração de imposto de renda, os contribuintes acertam suas pendências junto à Receita Federal.

Baseado na renda do contribuinte, ele terá que pagar ou restituir imposto junto a Receita. Sendo que muitos contribuintes acabam tendo valores a restituir.

Se você busca conhecer mais sobre como funciona o lote residual da restituição no imposto de renda, acompanhe.

Com o intuito de resolver qualquer pendência com os contribuintes, a Receita Federal reservou um período para pagar os lotes residuais da restituição do IR.

O que é o lote residual da restituição do IR?

Por exemplo, contribuintes que fizeram a declaração em atraso, ou tiverem alguma pendência junto à Receita, provavelmente receberão a restituição no lote residual.

Então, se o contribuinte tem dúvidas sobre valores que não foram restituídos, é bom verificar junto aos canais da Receita se a sua declaração tem alguma pendência.

Os primeiros cinco lotes de restituição são os lotes normais. São os lotes dos contribuintes que não tiveram irregularidades.

Quando é pago o lote residual?

Após esses primeiros cinco lotes, os outros são lotes residuais, sendo que eles podem ser pagos até o início do outro ano.

O contribuinte pode verificar fazendo uma conta no E-CAC na página da Receita Federal.

Como verificar se tenho valores a receber?

Por meio do E-CAC, será possível consultar se há pendência com a declaração do imposto de renda e como está o processo de restituição, caso haja valores a receber.

Para consultar o processo de restituição de forma mais rápida, há como fazer a consulta no site da Receita Federal.

Por meio do “Meu Imposto de Renda” e depois clicando no botão: “Consultar a Restituição”, o contribuinte poderá acompanhar o processo de restituição.

De qualquer forma, fazer uma conta junto ao o E-CAC e acompanhar a entrega e eventuais pendências com a declaração do imposto de renda, é importante.

Assim, o contribuinte evita levar problemas maiores, como encargos e multas elevadas, caso alguma pendência não seja solucionada.