Seus investimentos estão seguros numa guerra. Confira!

Investimentos

O conflito deflagrado entre Israel e o Hamas tem potencial para mexer com todos os mercados.

Sendo que as consequências poderão ser sentidas até no Brasil. Além do aumento do preço dos combustíveis, os investimentos também podem ser impactados.

Mas então, quais são os investimentos seguros em períodos de guerra? Confira mais

O Tesouro Selic é uma das letras do Tesouro Direto mais estáveis. Mesmo em períodos de crise, o Tesouro Selic costuma registrar pouca volatilidade.

Tesouro Selic

Além disso, o Tesouro Selic conta com sua rentabilidade atrelada à Selic. Sendo que em momentos de crise, normalmente os juros se mantêm mais elevados.

Gerando uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro com os juros. Assim, o Tesouro Selic pode ser uma forma inteligente de proteger o seu dinheiro em um período de guerra.

Os CDBs não contam com a mesma segurança que as letras do Tesouro Direto, mas possuem suas qualidades.

CDBs

CDBs que possuem liquidez restrita ao vencimento, podem oferecer rendimentos superiores às letras do Tesouro, como o Tesouro Selic.

Principalmente se o CDB tiver um vencimento mais longo. Hoje existem CDBs com rendimentos atrelados ao CDI, prefixados e vinculados ao IPCA mais juros prefixados.

Já a segurança dos CDBs vem do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que garante até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

Porém, ainda é importante ficar atento à qualidade da instituição financeira emissora do CDB e se manter atento aos vencimentos.

Busque CDBs de vencimento mais curto, ou liquidez diária, assim você evita eventuais “dores de cabeça”, caso algum banco venha a falir, por exemplo.

Outro investimento que pode ser muito interessante em momentos de crise são as LCI e LCA.

LCI e LCA

Ambas as letras possuem proteção do FGC, como o CDB e contam com isenção de imposto de renda. Portanto, o rendimento bruto, será o seu ganho líquido, sem descontos.

A atenção que o investidor deve ter está relacionada à disponibilidade das letras.

Às vezes, os bancos fazem a emissão de algumas LCI e LCA, e depois demoram em fazer novas emissões.

Destacando que a rentabilidade das LCI e LCA segue de forma similar ao dos CDBs, com investimentos atrelados ao CDI, IPCA mais juros e prefixados.

Ao optar por esses três tipos de investimentos, o investidor terá boas chances de manter o dinheiro protegido e com boa rentabilidade.