Saiba como o Open Banking vai mudar sua vida financeira para sempre

O sistema bancário vem passando por transformações digitais nos últimos tempos. Tivemos o recente lançamento do PIX. Agora, temos o Open Banking.

Open Banking é um modelo de negócio que tem como objetivo promover o compartilhamento das informações financeiras dos usuários.

O que é Open Banking?

Elas são compartilhadas entre instituições financeiras, fintechs e outras companhias do mercado, como se fossem um banco aberto de dados.

Esse sistema agrupa numa única plataforma diversos serviços, como pagamento de contas, de seguros, de parcelamentos e empréstimos.

O conceito do Open Banking é que os dados bancários pertencem ao cliente, e não ao banco. Cabe a ele permitir ou não o acesso a suas informações.

Isso porque outras instituições poderão oferecer condições semelhantes ou melhores às concedidas pelos bancos que o cliente já se relaciona. 

Além disso, possibilita que os bancos forneçam produtos e serviços melhores e mais adaptados ao perfil do cliente, taxas menores e facilidade para o usuário.

O tempo máximo de compartilhamento de informações será de um ano e a segurança dos dados do usuário é feita pelas próprias instituições autorizadas.

A 2ª fase do Open Banking teve início no dia 13 de agosto e foi dividida em quatro ciclos. No primeiro, 0,1% dos clientes dos bancos autorizaram o compartilhamento dos dados.

Quando o Open Banking será implementado?

O percentual de clientes seguirá aumentando progressivamente até outubro, quando 100% das pessoas e das instituições poderão fazer parte do Open Banking.

Você é investidor e está com  dúvidas sobre contabilidade? Aproveite e participe do nosso