Porque os fundos raramente ganham do Ibovespa?

Ibovespa

Realizando uma comparação entre o desempenho de fundos de ações e do Ibovespa, podemos reparar que muitos fundos não conseguem replicar o desempenho do Ibovespa.

Ou seja, mesmo bons gestores, podem ter grandes dificuldades em superar a performance do Ibovespa. Mas porque os fundos raramente ganham do Ibovespa?

Em um estudo, foram avaliados a performance de diversos fundos em períodos diferentes. Por exemplo, ao longo de 12 meses, 71,2% dos fundos conseguiram superar o Ibovespa.

Fundos performam pior do que índices?

Agora, ao ampliar o período para 24 meses, a quantidade de fundos que superaram o Ibovespa caiu para 41,5%.

Já em um período de 36, a quantidade de empresas aumenta um pouco, chegando aos 43,9%.

A pesquisa considerou um total de 756 fundos de investimentos, dos mais diferentes tipos.

Fundos de ações normalmente precisam de prazos maiores para serem analisados. Portanto, o prazo de 12, 24 ou 36 meses pode ser muito pouco para conduzir uma análise.

Prazo para análise pode influenciar na performance

O certo seria avaliar os fundos dentro de períodos maiores, como 10, 15 ou mais anos.

Observando a pesquisa, e a performance dos fundos dentro de diferentes períodos, fica claro que há bons fundos e que eles podem superar o Ibovespa,

Vale a pena investir em fundos de ações?

Mas, não são todos os fundos que vão ganhar do Ibovespa. Desse modo, o investidor precisa escolher com cuidado o fundo que irá investir.

O sócio responsável pela área comercial da Constellation, Cândido Gomes, destaca que o investimento em “research” pode fazer a diferença na hora de reconhecer bons investimentos.

Já o gestor da Bradesco Asset Management, José Alberto Baltieri, defende que o retorno dos fundos de investimento em mercados emergentes costuma ser maior.

Quando comparado a fundos de países desenvolvidos. Ou seja, em países como o Brasil, há mais oportunidades.

Em resumo, a performance do fundo está ligada à estratégia conduzida pela gestão, cenário do mercado e o período da análise. 

Com mais ETFs no mercado, o investidor pode optar por um fundo de índice, ao invés de comprar cotas de um fundo de ações.

ETFs podem ser uma oportunidade

Assim, o investidor se manterá atrelado a um índice, como o Ibovespa, evitando perder para ele.

Por outro lado, ao investir em um ETF que segue o Ibovespa, você dificilmente conseguirá superar o índice.