Pare de ser refém dos seus gastos com esse simples método financeiro

Você sente que é refém dos seus gastos? Seu dinheiro some rapidamente da sua conta? Então você precisa conhecer um método que pode ser a sua salvação.

O método financeiro 50-20-30, embora pareça estranho à primeira vista, é bem simples. Ele consiste em dividir suas contas em três categorias com pesos diferentes.

Para aplicar este método, é necessário ter apenas dois pontos: disciplina e ferramentas. Descubra como fazer isso a seguir: 

1. Entender a diferença entre despesas, custos e gastos

É o que você precisa pagar de forma recorrente para sobreviver. Exemplos: contas, plano de saúde e alimentação.

a) Despesas

É o valor desembolsado para médio e longo prazo que trará uma evolução. Exemplos: cursos e investimentos.

b) Custos

Gastos são compras para satisfazer desejos imediatos, sendo mais supérfluos. Exemplo: celular, comer sempre fora de casa e roupas.

c) Gastos

No entanto, lembre-se: é preciso existir um equilíbrio em nossa vida. Não devemos SÓ economizar dinheiro, mas balancear as contas. 

Utilize a seguinte divisão de receita: 50% para as despesas; 20% para os custos; 10% para os gastos imediatos; e 20% para você poupar. 

2. Aplicando o método  50-20-10-20

Para te ajudar com isso, liberamos uma planilha gratuita e automatizada para você compilar tudo o que entra e sai do seu bolso.

3. Anote suas despesas, custos e gastos numa planilha

Se você não registra suas finanças, você não as controla efetivamente, principalmente se costuma utilizar o cartão de crédito.

Muitas vezes, não temos consciência do que realmente está saindo do nosso bolso, fazendo com que fiquemos refém dos gastos. 

Por isso, a seguir,  baixe nossa planilha e personalize ela da forma que preferir!

Quer ajuda para controlar seus investimentos? Aproveite e baixe nossa