O que esperar da economia com o Lula como presidente?

As expectativas são grandes com relação à condução da economia do novo governo.

Apesar de não ter indicado um ministro da economia, os agentes do mercado estão criando expectativas sobre o novo governo Lula. Saiba o que esperar do novo governo.

Segundo os dados do boletim Focus das últimas semanas, é evidente a expectativa de queda da inflação. Tanto em 2022 quanto para 2023.

O que vai acontecer com a inflação?

Sob o governo Lula, a tendência ainda é de queda, porém, estima-se que com mais volatilidade. Os incentivos prometidos pelo presidente tendem a aquecer o consumo, aumentando os preços.

Com o CDI alto, a produtividade tende a diminuir, fazendo com que a relação oferta-demanda esteja pendendo para o encarecimento

Com os valores mais claros e a definição de um Ministro da Economia, o mercado deve ter mais certeza nas suas expectativas

A indicação de Alckmin para a transição de governo aponta uma preocupação da Frente Ampla por responsabilidade fiscal, e a falta de aliciamento das forças armadas diminuem essa chance

Brasil mais perto da Venezuela?

Alinhando uma política fiscal conservadora - como no primeiro governo Lula - e com um congresso centrista, as chances são baixas

Outro ponto importante está baseado no Banco Central independente. Essa é uma marca da 1ª gestão Lula que se estima ser preservada.

Apesar das altas na semana posterior às eleições, há ações que tendem a apresentar queda na atual gestão

O que pode acontecer com a bolsa de valores?

Observando os últimos governos do partido dos trabalhadores, é provável que as estatais sofram alterações com relação a suas políticas de preços, inclusive na administração.

Isso provavelmente vai influenciar na saída de acionistas dessas empresas. Por outro lado, companhias do setor de construção civil, educacional e de varejo tendem a performar bem com os programas do governo eleito.

Programas como o Minha Casa Minha Vida, PAC e o Fies podem voltar. Sem falar no aumento real do salário mínimo que pode impulsionar o consumo no varejo.