O que é Open Finance?

Open Finance

O Open Finance é um sistema criado pelo Banco Central brasileiro, que tem como objetivo interligar o sistema financeiro nacional.

Desse modo, através do Open Finance, o cliente de um banco, pode permitir o compartilhamento de seus dados para outras instituições financeiras.

Nesse sentido, acompanhe e conheça mais sobre o que é o Open Finance.

Sem a liberação das informações, as outras instituições financeiras não “conhecem” a relação da pessoa com outros bancos. Assim, fica difícil a competição dentro do setor.

Como funciona hoje?

Com a entrada do Open Finance, o cliente do banco consegue liberar o compartilhamento de informações.

E com o Open Finance?

Fato que pode culminar com mais competitividade no setor, além da criação de novas oportunidades de negócios para o cliente.

Sem esquecer de mencionar que todo esse processo de compartilhamento de informações, ocorre em um ambiente seguro.

Destacando que o cliente poderá escolher o que será ou não compartilhado entre as instituições financeiras.

O Open Finance pode ser considerado uma evolução do Open Banking. Ou seja, o projeto do Open Banking evoluiu para o estágio do Open Finance.

Diferenças entre Open Finance e Open Banking

Dessa maneira, em breve, as pessoas poderão transferir suas informações entre bancos, caso seja do interesse fazer a contratação de um seguro, ou qualquer outro produto financeiro.

Depois, em um futuro próximo, o compartilhamento de informações será ainda mais amplo, alcançando outros segmentos, como o Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto).

A partir daí, as pessoas poderão transferir seus dados para outras instituições supervisionadas pela SUSEP.

Além de aumentar a competitividade do setor financeiro e auxiliar as pessoas com a transferência de dados, o Open Finance possui outras vantagens.

Vantagens do Open Finance

Uma delas está na possibilidade de conferir todos os seus saldos, investimentos e demais informações em um só lugar.

Com o compartilhamento de dados, os bancos poderão oferecer produtos financeiros mais personalizados para o cliente. Fato que pode ajudar muito na interação entre banco e cliente.

Só participam do Open Finance, as instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central e que aderiram ao projeto. Portanto, não são todos os bancos que fazem parte do Open Finance.

Open Finance para todos?

Mas ainda assim, com o passar dos anos, a integração vai se ampliar e mais instituições financeiras deverão participar do Open Finance.