O que é o padrão ISSB adotado pelas bolsas do mundo?

ISSB

Reguladores mundiais vêm trabalhando para a construção de um padrão internacional para divulgação de relatórios climáticos.

Para dar continuidade a este processo, a Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (Iosco) adotou o padrão estipulado pela ISSB. 

Acompanhe e conheça mais sobre o que é o padrão ISSB que será adotado pelas bolsas no mundo. 

A utilização dos padrões estipulados pela International Sustainability Standards Board (ISSB) veio após uma extensa análise feita pela própria Iosco.

Adoção do relatório

A análise foi conduzida por membros da Iosco. Ao todo a cúpula possui 35 membros, sendo que dentre eles existem:

A Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

O relatório que foi adotado com padrão pela comissão trata das “emissões de Escopo 3”.

Ou seja, são informações relevantes as cadeias de suprimentos que podem mostrar riscos e oportunidades baseados no clima.

Como há uma série de dados referentes às mudanças climáticas e suas repercussões nos mercados, a Iosco vem trabalhando para criar um padrão eficiente.

As bolsas buscam padronizar as informações

Nessa tentativa, a comissão vai adotar parte do relatório feito pela ISSB. A expectativa é que a padronização de tais informações possam gerar benefícios aos investidores.

Vale destacar que a Iosco possui membros em 130 jurisdições espalhadas pelo mundo. Número que cobre 95% dos mercados mundiais.  

Grandes mercados mundiais, como os Estados Unidos e a Europa estão trabalhando para melhorar seus relatórios, porém, de formas opostas.

Padronização não será fácil

Enquanto a Securities and Exchange Commission (SEC) está caminhando para reduzir as exigências em comparação ao padrão proposto pela ISSB.

A União Europeia está ampliando as exigências, fato que vai gerar dificuldades na implementação de um padrão “mundial” para os relatórios climáticos.

Até o momento, aproximadamente 20 países aderiram ao padrão ISSB. Dentre esses países há o Japão, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e outros.