O que é cuidado invisível e os impactos na economia?

Cuidado Invisível

Tema da redação do Enem, os cuidados invisíveis, ou trabalho invisível levantou questionamentos. O que é o cuidado invisível?

Esse trabalho invisível também traz repercussões na economia? Como? Acompanhe e conheça mais sobre o cuidado invisível e os impactos na economia.

O cuidado invisível, ou trabalho, está ligado ao serviço doméstico que muitas mulheres desempenham.

Um problema social

Ou seja, além da vida profissional, muitas mulheres ainda se dedicam a funções domésticas, além de cuidar dos filhos, pais e demais familiares.

Segundo a professora do Anglo, Daniella Toffoli, o cuidado invisível, está relacionado a diversos assuntos, como:

"a mulher que cuida dos filhos e dos pais não é valorizada";

"a sobrecarga com o trabalho fora e em casa, no geral, não é reconhecida pela sociedade";

"a dupla jornada e as cobranças sociais são naturalizadas, ou seja, são vistas como normais".

Considerando que as mulheres sofrem mais com os cuidados invisíveis, em comparação aos homens, há uma onda crescente de “Burnout” materno.

Relação do cuidado invisível e a economia

Portanto, ao passar mais tempo focadas em tarefas domésticas e nos cuidados, a pressão acaba levando as mulheres a desenvolverem problemas psicológicos.

Ainda de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo IBGE, em 2019, 54,1 milhões de pessoas declararam que fazem o trabalho de cuidados com parentes.

Sendo que 85% desses moradores, eram mulheres. Em resumo, este desequilíbrio entre as tarefas domésticas, vem influenciando em problemas psicológicos e domésticos.

O trabalho doméstico também é visto com “desdém”, uma vez que tal serviço, não gera renda.

Consequências do trabalho invisível

Desse modo, as pessoas que trabalham com cuidados invisíveis, dificilmente terão uma carreira, ou um projeto de carreira profissional, fato que pode trazer prejuízos à economia. 

Sem falar que as pessoas que executam os serviços domésticos, dificilmente conseguirão encontrar alguma atividade fora do lar, reduzindo a quantidade de mão de obra no mercado. 

Já as pessoas que possuem alguma atividade, além dos cuidados invisíveis, poderão sofrer com o Burnout, devido ao excesso de trabalho.

Querendo ou não, a atividade doméstica possui um peso em nossas rotinas e deve ser encarada com mais seriedade.

Com equilíbrio, problemas relacionados ao Burnout podem ser mitigados e todos terão condições de projetar uma carreira profissional mais saudável.