Magazine Luiza (MGLU3) não para de cair: entenda o motivo

Magazine Luiza é uma das maiores varejistas do Brasil. A grande força da empresa vem da sua atenção na internet. MGLU3 já foi comparada à Amazon brasileira.

A inflação no Brasil vem registrando alta de 11,73% nos últimos 12 meses. O mundo também vem sofrendo de forma similar aos impactos da inflação.

1. Inflação em alta

Com a crescente alta dos preços, os consumidores são os mais prejudicados. Como o dinheiro perde o poder de compra, os consumidores não conseguem mais consumir.

2. Desemprego e renda em queda

Outro fato que vem prejudicando os resultados de MGLU3 e as expectativas está ligado ao alto nível do desemprego e à queda da renda.

Atualmente o desemprego está em 10,5% (no trimestre encerrado em abril). Já a média da renda do brasileiro está em R$ 2.510,00, menor nível desde 2012.

Empresas varejistas costumam trabalhar com o dinheiro de terceiros, buscando crédito com bancos. Com isso, o juro maior traz impactos imediatos ao caixa da empresa.

3. Juros em alta

Quando MGLU3 começou a cair, em meados de julho de 2021, o juro no Brasil ainda era de 4,25% ao ano. Hoje, as expectativas são para a Selic terminar 2022 em 13,25% ao ano.

A concorrência é outro ponto que pode afetar diretamente os resultados de MGLU3. Além de MGLU3, o Brasil tem outros players, como Amazon, Mercado Livre, Shopee, dentre outros.

4. Entrada de novos Players

A entrada de novos Players vai forçar a MGLU3 reduzir ainda mais suas margens, que já são baixas. Tudo isso só vai reduzir ainda mais os ganhos da empresa.

MGLU3 era uma empresa “super-valorizada” na bolsa de valores. A inflação, juros, concorrência e demais fatores  ajudaram a trazer o valor de MGLU3 a um nível mais coerente. 

Para assistir o conteúdo completo sobre a MGLU3, confira o vídeo do nosso fundador e analista de investimentos Tiago Reis.