Entenda a importância de guardar os documentos após a declaração

Imposto de Renda 2023

O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2023 vai até o dia 31 de maio de 2023.

Após a entrega da declaração e caso haja a obrigatoriedade de pagar algum valor do IR, o pagamento deve ser feito dentro do prazo devido.

Assim, os contribuintes evitam ter problemas com o “leão”, ao mesmo tempo que ficam livres de pagar eventuais multas por atraso. 

Depois do acerto de contas com a Receita Federal, guardar os documentos é uma prática fortemente indicada.

Devo guardar documentos da declaração?

O ideal é que os documentos da declaração do Imposto de Renda 2023 sejam guardados por um período de 5 anos.

Isso ocorre porque a Receita pode solicitar que o contribuinte comprove informações sobre alguma declaração anterior realizada durante esse prazo.

Todos os documentos que comprovem rendimentos recebidos pelo contribuinte devem ser guardados.

Quais documentos guardar?

Na lista estão incluídos comprovantes de pagamento, de ganho de capital, pensões, valores de herança e até quantias de doações.

É importante guardar recibos de despesas colocadas na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).

O próprio recibo de pagamento do Imposto de Renda, assim como uma cópia da declaração também são relevantes de serem guardados.

Guardar esses documentos deixam o contribuinte mais tranquilo para eventualidades com o Imposto de Renda.