Descubra se é possível deduzir gastos com animais de estimação

Imposto de Renda 2023

Uma das saídas encontradas pelos contribuintes para pagar menos imposto dentro da lei é utilizar aquelas despesas dedutíveis, que abatem o valor do imposto a pagar.

Nesse sentido, uma das grandes dúvidas dos contribuintes é em relação as despesas com seus animais de estimação.

Segundo especialistas da área, até o momento não existe qualquer previsão legal para que essa categoria de despesas entre como sendo dedutível no imposto de renda.

Despesas com animais de estimação

Assim, o entendimento é que apenas as despesas médicas com o próprio tratamento, de dependentes ou alimentados podem ser utilizados para abater o imposto devido.

Isso inviabiliza a utilização de todos aqueles gastos médicos veterinários que o contribuinte despende no decorrer do ano para cuidados com seus animais de estimação.

Como os gastos com os animais de estimação não poder ser deduzidos, resta ao contribuinte as outras opções disponíveis em lei.

Quais gastos posso deduzir?

Dentre elas destacam-se os gastos médicos próprios e de dependente, gastos com educação e a previdência privada no modelo PGBL.

No caso das despesas médicas, não existe qualquer limite financeiro para deduzir.

Qual o limite para dedução?

Para as despesas com educação, o limite é de R$ 3.651,50 por ano e para os dependente o valor é de R$ 2.275,08.

Todas essas opções de dedução são importantes para reduzir o imposto devido, mas lembre-se sempre de ter todos os comprovantes das despesas deduzidas.