Saiba como a energia solar pode ajudar na declaração do Imposto de Renda 2023

Imóveis Sustentáveis

A ascensão dos sistemas de energia solar permite que os contribuintes que possuem os equipamentos obtenham benefícios no IRPF2023. 

Os sistemas de energia solar cresceram muito no país nos últimos anos por conta de todo o movimento de sustentabilidade pelo mundo.

Benefício da energia solar no IRPF

Esses sistemas, além de produzirem energia limpa permitem a quem instala reduções vertiginosas nos seus custos com energia.

Em alguns casos, até mesmo existe sobra de produção, que pode ser vendida para a rede gerenciada pelas companhias elétricas pelo país.

A energia solar instalada nas casas pode ser incluída como benfeitoria no imóvel, o que reduz a base utilizada para o cálculo de ganho de capital.

Energia solar e IRPF2023

Nesse sentido, caso o contribuinte venda o seu imóvel, poderá incrementar os custos com o sistema no preço de compra da casa.

Ao fazer isso, é possível reduzir o ganho de capital na venda e, dessa maneira, reduzir o valor a ser pago de imposto de renda.

Para incluir o sistema fotovoltaico na declaração de imposto de renda de 2023 é fundamental ter em mãos todas as notas e recibos.

Como declarar a energia solar?

Com elas em mãos, na ficha "Bens e Direitos", inclua os valores representados nas notas no imóvel que recebeu a benfeitoria.

No caso da compra e instalação ocorrerem no mesmo ano fiscal, o valor da casa e o valor do sistema devem ser incluídos em lançamentos diferentes.

Assim, caso você tenha ou pense em colocar um sistema fotovoltaico, lembre-se que no futuro ele pode te auxiliar muito a reduzir o pagamento de imposto no ganho de capital.