Conheça a “Fórmula Mágica” para investir em ações

Qual investidor não gostaria de ter uma fórmula mágica para investir em ações? Embora pareça pegadinha, essa fórmula de fato existe.

Com  ela, o investidor pode organizar as ações com base em vários indicadores, escolhendo assim as melhores ações.

Confira a seguir como funciona a "Fórmula Mágica" para escolher ações:

O megainvestidor Joel Greenblatt criou um sistema para escolher ações voltado para investidores de longo prazo, e o apelidou de “Magic Formula”.

Quem é o "mágico" desta fórmula?

Apesar do nome, o método não tem a pretensão de vender o sonho da riqueza rápida. Existe uma sofisticação lógica em sua abordagem. 

Muitas pessoas optam por terceirizar seus investimentos, mesmo pagando altas taxas e sem ter noção se as decisões tomadas são realmente boas ou não.

Por que Greenblatt criou a Fórmula Mágica?

Para Joel, a melhor maneira de ter uma boa rentabilidade no mercado de ações é gerenciando sua própria carteira de investimentos.

Para Greenblatt, o segredo para investir bem é comprar ações quando o preço delas está abaixo do valor da empresa e vender quando está acima. 

Como funciona a Fórmula Mágica?

Para descobrir o valor da empresa e quanto ela está descontada, Greenblatt faz o uso de dois índices: o “retorno de lucro” e o “retorno sobre capital”.

Aplicando a Fórmula Mágica

Com isso, Greenblatt classificou em duas listas as 3.500 maiores empresas da NASDAQ com base no retorno de lucro e no retorno sobre capital investido.

Depois, combinou as listas com base no ranqueamento, produzindo uma terceira com a melhor combinação entre os dois fatores. 

A fórmula funciona?

A eficácia da fórmula foi provada quando, durante 17 anos, uma carteira com 30 ações com as melhores classificações combinadas teve retorno de 30%, enquanto a média do mercado foi de apenas 12%.

Nós testamos a fórmula

Nosso analista e fundador, Tiago Reis, convidou Leonardo Abboud para testarem se o sistema da “Fórmula Mágica” também funciona na Bolsa de Valores brasileira.

Quer analisar uma ação, mas não sabe como? Aproveite e baixe nosso