Eduardo Saverin: conheça a história do  co-fundador do Facebook

Eduardo Saverin nasceu em São Paulo, no dia 19 de março de 1982. Uma década depois, se mudou junto com sua família para Miami, nos EUA, por desejo de Roberto Saverin, seu pai.

História de Eduardo Saverin

Depois de se formar no ensino médio, cursou economia na Universidade de Harvard. Nesta época, foi presidente da Associação de Investimentos de Harvard.

Enquanto estava na faculdade, conseguiu aproveitar brechas em regulamentos sobre insider trading no Brasil, lucrando  U$ 300 mil em investimentos no  setor de petróleo.

Isso rendeu a Saverin a honra Magna Cum Laude em sua graduação, em 2006, título que indica o nível de distinção acadêmica em decorrência de um elevado desempenho.

Também é especulado que as atividades de Saverin durante a faculdade tenham chamado a atenção de Mark Zuckerberg, a ponto dele querê-lo como sócio de seu projeto, o Facebook.

Em 2004, junto com outros três alunos  de Harvard, Saverin  e Zuckerberg lançaram a rede TheFacebook, que seria para comunicação interna dos estudantes.

Eduardo Saverin e o Facebook

Em 2006, a rede social se expandiu tanto que foi aberta para qualquer usuário com mais de 13 anos. Mesmo com o sucesso, a relação dos fundadores era conturbada.

Por conta disso, Eduardo Saverin recorreu à justiça para ter reconhecimento como fundador, mas o acordo ocorreu fora dos tribunais. Então, sabemos poucos detalhes.

Foi do brasileiro o capital inicial para a startup, atuando como diretor financeiro e na frente de negócios. Após receber sua porcentagem do Facebook, deu início a novos projetos.

Em 2011, investiu  U$ 8 milhões na enciclopédia visual Qwiki, justificando  que ela tinha  potencial para  ser tão grande  quanto Google, Youtube e Wikipédia.

Enciclopédia Visual Qwiki

Mas o negócio não conseguiu crescer, encerrando suas atividades dois anos depois. Isso não desmotivou Saverin, que anos depois começou a  B Capital Group.

Em 2016, junto do seu sócio Raj Ganguly, fundou a empresa B Capital Group, fundo destinado para startups inovadoras. Seu faturamento é estimado em centenas de milhões de dólares.

B Capital Group

Quer aprender a analisar uma ação como os grandes investidores? Aproveite e baixe agora nosso