Confira 5 dicas para trabalhar com ESG

ESG

Um dos segmentos que mais pode crescer nos próximos anos está voltado à área ESG.

O ESG é um segmento que busca implementar e gerir as boas práticas envolvendo as áreas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Hoje, muitas companhias vêm buscando inserir tais práticas em seus negócios, fazendo que os profissionais da área sejam disputados. Confira 5 dicas para trabalhar com ESG.

Segundo o especialista em ESG, Rodolfo Guttilla, um profissional que pretende trabalhar na área de ESG, precisa reconhecer na firma uma política forte em defesa ao ESG.

Características do profissional de ESG

Com uma defesa forte das políticas sustentáveis e de melhores práticas, o profissional terá que conectar as diferentes áreas da empresa para conseguir implementar as políticas.

Para conseguir interagir com as diferentes áreas, o profissional precisa se comunicar bem e ter um bom relacionamento com os demais colaboradores da companhia.

Além de conhecer bem o tema ESG, o profissional precisa ter experiência no segmento da empresa.

Conhecer mais sobre o mercado e como as práticas ESG estão sendo adotadas em empresas concorrentes, pode ajudar bastante no trabalho do profissional.

Vale destacar que profissionais formados em Ciências Humanas, podem sair com vantagem para se tornarem ótimos líderes na área de ESG.

Guttilla também escreveu um livro sobre a área de ESG chamado: “Como implementar uma estratégia ESG, do propósito à ação”.

Conheças as 5 dicas

O livro do especialista traz muitas informações relevantes para os profissionais que buscam trabalhar no segmento. Desse modo, confira 5 dicas para trabalhar na área

Práticas de governança, ambiental e social precisam ser bem compreendidas, mas sob o contexto do negócio da empresa.

1. Entenda como funciona o ESG

Por mais que o assunto seja similar para todas as empresas, diferentes negócios exigem outras abordagens com relação às políticas ESG.

Mesmo depois de implementar as políticas ESG na empresa, o profissional terá que se manter atualizado, observando os concorrentes e o setor para manter a firma à frente.

2. Mantenha-se atualizado

Além de estudar e se preparar, mostre suas habilidades e conhecimento no segmento de ESG. Faça a diferença na empresa e apresente resultados.  

3. Mostre suas habilidades e conhecimentos

Se você já possui experiência no segmento de ESG, na hora da entrevista, destaque suas conquistas como profissional da área.

4. Transforme o seu trabalho em resultado

Antes de uma entrevista, conheça bem a empresa onde você pretende trabalhar. Procure saber sobre a cultura da firma, objetivos e políticas.

5. Esteja alinhado com as políticas da empresa

Assim, ao ser entrevistado, mostra conhecimento sobre a companhia e apresenta pontos dos quais as políticas ESG podem melhorar a empresa.