Como trabalhar no mercado financeiro?

Com a crescente procura por novos investimentos, o mercado financeiro precisa de novos profissionais.

Nos últimos anos, a bolsa de valores viu um relevante aumento de CPF se cadastrando. Atualmente já existem mais de cinco milhões de investidores e as expectativas são altas.

Aqueles que procuram trabalhar como gerentes de contas em bancos devem ficar atentos às certificações exigidas.

Gerente de contas

Para gerente de conta de contas o CPA-10 é necessário, já para os clientes private, o CPA-20 é o mínimo exigido. O profissional que busca a certificação pode fazer os testes por meio da ANBIMA.

Analista de investimentos

Você busca trabalhar como analista de investimentos, procurando as melhores opções de investimentos, tendo a possibilidade de fazer indicações? Então o CNPI é necessário.

Para conseguir a CNPI, o profissional terá que fazer, no mínimo, dois testes, ou fazer os três caso esteja interessado em ser pleno. A CNPI é oferecida pela APIMEC.

Os profissionais que buscam trabalhar fora do país, ou condições de exercer a função em qualquer outro lugar, deverão buscar a certificação CEA.

Analista em outros países

A CEA é uma certificação internacional amplamente reconhecida. Vale destacar que para conseguir a CEA, há diversos pré-requisitos, sendo que o teste tem três níveis e são totalmente em inglês.

Para aqueles que gostam de finanças e investimentos, o mercado financeiro tem um amplo leque de possibilidades. Dentro do mercado há áreas para todas as pessoas.

Vale a pena trabalhar no mercado financeiro?

Aqueles mais técnicos que gostam da análise podem focar suas atenções como analistas, já as pessoas que buscam o atendimento, podem procurar funções como agente autônomo ou gerentes de conta.