Como o ChatGPT afeta o faturamento do Google?

ChatGPT

Já faz muitos anos que o Google é a principal ferramenta de pesquisa utilizada na internet.

Praticamente todas as pessoas utilizam o Google diariamente e, portanto, a empresa de tecnologia ocupa um lugar de destaque no mercado de tecnologia.

Mas todo esse destaque e prestígio está ameaçado pela inteligência artificial do ChatGPT. 

Mas porque o faturamento do Google está ameaçado? Acompanhe e descubra.

Primeiro, precisamos entender qual é o modelo de negócio de cada uma das duas tecnologias.

Diferença no modelo de negócio

O Google trabalha com a pesquisa relacionada aos termos utilizados pelo usuário.

Desse modo o usuário insere o termo que está buscando no Google e a ferramenta traz uma série de resultados.

Esses resultados normalmente são outros sites. Ou seja, o Google faz a pesquisa e direciona o usuário.

Já o ChatGPT não faz a busca na internet por sites pertinentes, ele traz a resposta direta ao usuário.

Dessa maneira, a resposta do ChatGPT, em algumas situações, pode ser muito mais rápida e eficiente que a do Google.

Observando que o ChatGPT acabou se tornando um concorrente, uma vez que possui um modelo de negócio mais eficiente, o Google já tem uma resposta.

Resposta do Google

O CALM é o “chatbox” elaborado pela Google para competir com o ChatGPT no mercado de IA. Destacando que o CALM foi divulgado em 2022.

Em paralelo ao CALM, o Google acabou lançado em 2023 o Bard. O Bard é um chatbox que utiliza tecnologia similar ao do ChatGPT.

O Bard já está disponível desde julho de 2023. Com os investimentos em IA, o Google busca garantir um espaço neste mercado, mantendo sua posição de liderança na internet.