Como investir no agronegócio com pouco dinheiro?

Se o agronegócio é tão lucrativo, como podemos investir nesse setor? Diferente do que muitos pensam, há formas de investir no agronegócio com pouco dinheiro.

Fiagro é uma sigla para: Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais. Por meio do Fiagro o mercado consegue captar recursos para financiar projetos do agronegócio.

O que é o Fiagro?

O Fiagro possui uma estrutura similar aos dos fundos de investimento, mas conta com alguns aprimoramentos que deixam o mesmo mais atraente ao mercado.

Como funciona o Fiagro?

Um fundo como o Fiagro vai investir em ativos relacionados ao agronegócio, como é o caso dos CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e das propriedades físicas.

Diferente dos fundos imobiliários, os Fiagro contam com a retenção de 15% de imposto de renda sobre os rendimentos pagos aos cotistas.

Existem três tipos de Fiagro: - Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC),  - Imobiliários (Fiagro-FII) e  - Participações (Fiagro-FIP).

Quais são os tipos de Fiagro?

Os Fiagro – FIDC investem em direitos creditórios da área do agronegócio. 

O Fiagro – FII investe em propriedades agrícolas. O investimento visa os lucros com uma eventual venda ou do aluguel.

Por fim, o Fiagro – FIP investe em empresas da área do agronegócio. O fundo tem uma participação dentro do negócio. Os ganhos podem vir da venda da participação ou dos lucros do negócio.

Considerando que o agronegócio é uma das grandes forças do Brasil, investir nesse segmento é importante, mesmo que seja para diversificação da carteira.

Vale a pena investir em Fiagro?

Similar aos FII, os Fiagro podem gerar renda mensal além de uma eventual valorização no futuro. Atualmente com R$ 10,00, já é possível comprar cotas de um Fiagro.