Como declarar plano de saúde no Imposto de Renda?

Imposto de Renda

Faltam poucos dias para terminar o prazo de entrega da declaração de imposto de renda e você já entregou sua declaração?

Um dos itens mais importantes da declaração são as despesas que podem se tornar descontos na base de cálculo do IR. 

Por isso, acompanhe e descubra como declarar o plano de saúde na declaração de imposto de renda. 

Lançar os gastos com plano de saúde na declaração de imposto de renda é uma obrigação dos contribuintes.

Gastos com plano de saúde são dedutíveis

Sendo que tais despesas podem ser reduzir parte do imposto a pagar. Inclusive, tais gastos podem ser dedutíveis até quando se referem aos dependentes e alimentandos.

Para informar os gastos com plano de saúde no IR, o contribuinte terá que acessar a ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código 26.

Como declarar o plano de saúde no IR 2023?

Dentro da ficha será preciso informar o CNPJ, nome da operadora, valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível.

Com o passar dos anos, a Receita Federal vem aperfeiçoando a declaração de imposto de renda, trazendo novos recursos.

Facilidades ao preencher a declaração

Para facilitar a vida do contribuinte, na hora de inserir as informações da operadora do plano de saúde, há como importar os dados que a operadora enviou à Receita.

Assim, o contribuinte reduz as chances de cair na malha fina devido à diferença de informações, por exemplo.

Para importar os dados, basta o contribuinte selecionar a opção “importar arquivo do plano de saúde” na ficha Pagamentos Efetuados.

Nem sempre, por exemplo, quando o plano for empresarial ou de coparticipação, a parcela dedutível será somente aquela paga.

Valor pago é o mesmo do dedutível?

Ou seja, no campo de: “parcela não dedutível/valor reembolsado" será preciso informar quanto foi pago pelo empregador, ou terceiro. 

Da diferença entre: ”o valor pago” e a “parcela não dedutível/valor reembolsado" surgirá o valor dedutível. 

Em caso de reembolso de valores referentes a procedimentos médicos efetuados pelo plano de saúde, tais valores não poderão ser deduzidos.

Reembolsos de procedimentos

Assim, o contribuinte terá que inserir o mesmo valor, tanto na opção: “valor pago” quanto na “parcela não dedutível/valor reembolsado”.

Quando o reembolso for parcial, então o valor total do procedimento será inserido na opção: “valor pago” e o valor reembolsado na opção “parcela não dedutível/valor reembolsado”.

Os contribuintes que pagam valores referentes ao plano de saúde ou despesas médicas de dependentes e alimentados podem se beneficiar dos valores no IR.

Dependentes e Alimentandos

Para aproveitar esses valores, o contribuinte terá que lançar as despesas em “Pagamentos Efetuados”.

Depois, é preciso indicar com quem foi feita a despesa, no campo: "despesa realizada com". Como estamos tratando de despesas dedutíveis, todo cuidado é pouco.

Ao fazer o imposto de renda, tenha em mãos os documentos comprobatórios, caso seja necessário comprovar os valores.