Azul (AZUL4): A companhia que superou gigantes das linhas aéreas

Foi fundada em 2008 quando o mercado já era dominado por Tam e Gol, mas conseguiu ficar como a companhia com maior número de decolagens.

David Neeleman nasceu no Brasil mas foi criado nos Estados Unidos, fundou a Azul em 2008.

É filho do americano Gary Neeleman, fundador das companhias aéreas JetBlue e WestJet.

História da Azul

Por conta do sucesso dessas companhias, David que foi criado nos Estados Unidos, resolveu retornar ao Brasil e criar uma companhia seguindo o modelo de negócio do pai.

Perceberam que o mercado era dominado por GOL e TAM, então apostaram em aeronaves menores e se concentraram em cidades com pouca ou nenhuma concorrência

Com isso, em menos de um ano de operações chegaram à marca de 2 milhões de passageiros. Nos anos seguintes, a Azul adquiriu empresas muito importantes como: Trip e Two Flex.

Em 2017 a Azul estreou na B3 com IPO precificado em R$21,00, movimentando cerca de 2 bilhões de reais.

A Azul tem o maior número de decolagens e destinos atendidos do Brasil, com cerca de 900 voos diários e 116 destinos nacionais e internacionais.

Porém, com a pandemia, os voos caíram drasticamente, principalmente os voos corporativos, por conta do home office, e foi se recuperando por volta de outubro de 2020.

Ações da Azul

Por isso, os resultados da empresa não foram interessantes, mas eles não aconteceram isoladamente, essa é uma tendência nas companhias aéreas devido a pandemia.

Pontos positivos

1. Marca reconhecida e premiada

2. Apresentou crescimento desde sua concepção com uma estratégia diferenciada

3. Setor essencial

Pontos negativos

1. Setor muito intensivo em capital

2. Baixa diferenciação

3. Sujeito a oscilações dos preços de commodities e variações cambiais

É uma excelente empresa, agora é preciso ficar de olho nos planos de ação para a retomada do alto fluxo de viagens, segundo especialistas, para ter uma visão de longo prazo.

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