Avanço índice global de inovação

O Brasil ganhou posições no índice global de inovação.

Mesmo com o investimento em inovação em queda, o Brasil conseguiu melhorar suas práticas inovadoras e pulou para 54º lugar, ganhando três colocações comparado a 2021.

O IGI serve como parâmetro para avaliar qual é o nível de inovação de cada país. O IGI é um índice criado em 2007.

O que é o Índice global de inovação?

O índice é desenvolvido pelo OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) em parceria com o Instituto Portulans.

A CNI é outra instituição que apoia o desenvolvimento do IGI. Segundo nota da CNI, a melhora do Brasil no índice não é tão relevante.

Confederação nacional da indústria

Ainda segundo a nota, o Brasil em 2011 chegou a ocupar a 47º colocação no mundo, portanto, o país acabou caindo alguns postos e agora conseguiu recuperar alguns lugares.

Dentro do cálculo para determinar o grau de inovação do país, são avaliados os seguintes subíndices: insumos de inovação e produtos de inovação.

Produtos de inovação

No primeiro subíndice, o Brasil perdeu duas posições, caindo para 58º lugar, já no segundo, o Brasil melhorou em seis posições, ficando com 53º lugar.

A CNI mostrou que o Brasil não vem investindo em inovação. Segunda a entidade, houve uma piora no investimento.

Investimentos em inovação

Porém, como o índice acabou melhorando, fica evidente que mesmo sem investimento, o mercado conseguiu aplicar melhorias sem que fosse necessário investir mais.