Abilio Diniz: perfil do sócio e fundador do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)

De acordo com o ranking de bilionários da Forbes em  2021, Diniz é a 17ª pessoa mais rica do Brasil.

Abilio Diniz nasceu em 1938, na cidade de São Paulo. É filho de Floripes Pires e do português Valentim Diniz. Atualmente, possui uma fortuna estimada em R$ 15,6 bilhões.

História de Abilio Diniz

Graduou-se em Administração de Empresas em 1959 pela Faculdade Getúlio Vargas - FGV. À época, aliava os estudos com o trabalho na doceira  do pai.

Depois de se formar, seu desejo era ir para os EUA cursar pós-graduação. No entanto, a proposta de sociedade com seu pai fez com que adiasse a ideia por alguns anos.

Em 1965, o administrador especializou-se em Marketing, pela Universidade de Ohio, e em Economia, pela Universidade Columbia. 

Os aprendizados que adquiriu foram fundamentais para superar as grandes crises enfrentadas  pelo Grupo Pão de Açúcar no início da década de 1990. 

Abilio Diniz e o Grupo Pão de Açúcar

Com o lema “corte, concentre e simplifique”, Diniz não só conseguiu recuperar a empresa, que esteve prestes a declarar falência, como também consolidá-la como uma das maiores redes de varejo do país.

A autonomia que tinha para administrar a empresa não agradou seus outros cinco irmãos, afetando internamente a empresa até 1994, quando tornou-se acionista majoritário.

Em 2003, Diniz deixou a presidência do grupo e passou a ser conselheiro. Dez anos mais tarde, desligou-se de vez do Pão de Açúcar. Desde 2014 dedica-se ao grupo Península Participações.

Além disso, o empresário foi presidente do Conselho de Administração da BRF até abril de 2018, cargo que ocupou por cinco anos.