5 passos para escolher um fundo imobiliário

Fundos Imobiliários

Se você busca construir renda e gosta de imóveis, pode encontrar nos FIIs uma solução. Acompanhe e conheça 5 dicas para escolher um fundo imobiliário.

Para escolher o melhor fundo imobiliário para investir é preciso conhecer bem o fundo. Uma forma de conhecer o fundo é através dos relatórios gerenciais.

1º - Procure conhecer mais sobre o fundo

Grande parte dos FII listados na bolsa publicam regularmente os relatórios gerenciais, assim, as informações estão de fácil acesso, sendo possível coletá-las no site da B3.

Há alguns fundos imobiliários que investem em poucos ativos ou em um só, por exemplo. Essa concentração pode trazer grandes riscos ao investidor.

2º - Fique atento à concentração na carteira do fundo

Por exemplo: um FII que investe em um só imóvel pode sofrer problemas caso essa propriedade comece a perder os inquilinos.

Assim, devido à falta de outras propriedades e investimentos na carteira, o FII pode ficar sem renda, deixando de distribuir ganhos aos seus cotistas.

Por isso, procure por fundos que tenham carteiras diversificadas com ativos no portfólio.

Com diversos fundos no mercado, cada um possui uma estratégia diferente.

3º - Estratégia do fundo

Para evitar investir em um fundo que tenha uma estratégia arriscada, ou diferente do perfil do investidor.

É importante analisar qual é a estratégia do gestor. Por exemplo, há fundos imobiliários que trabalham com certo nível de alavancagem.

Por um lado à alavancagem é boa porque ela pode proporcionar mais ganhos, mas se a estratégia der errado, o fundo e os cotistas podem ser penalizados com prejuízos.

Observando isso, um investidor de perfil mais conservado, pode acabar evitando esse tipo de FII, considerando os riscos existentes.

Investir em fundos que sejam administrados por boas gestoras também deve fazer parte da análise do investidor para escolher os melhores fundos.

4º - Conheça a gestora

Procure por gestoras que tenham boas referências no mercado e com atuação sólida no mercado de FII.

Investir em fundos que sejam administrados por boas gestoras também deve fazer parte da análise do investidor para escolher os melhores fundos.

5º histórico dos dividendos

Além dos dividendos pagos, o investidor pode conferir o fluxo de caixa do fundo, conhecendo melhor as receitas e as despesas do FII.

Seguindo as 5 dicas para escolher um fundo imobiliário, vai ficar mais fácil encontrar um FII que se encaixa em seu perfil de investidor.