5 investimentos se a Selic voltar a cair

Selic

A queda da taxa Selic pode continuar e com isso, diversos investimentos de renda fixa podem sofrer redução de suas rentabilidades.

Grande parte dos produtos de renda fixa existentes no mercado estão atrelados ao CDI. Sendo que o CDI segue de perto as oscilações da Selic.

Portanto, quando há uma redução na taxa básica de juro, o CDI costuma acompanhar e com isso, diversos produtos de renda fixa sofrem com a queda da rentabilidade.

Mas então, quais são os investimentos mais interessantes para comprar quando a Selic está em queda? Confira.

Tanto as letras prefixadas quanto às letras atreladas ao IPCA são muito vantajosas em cenários de queda dos juros.

1 – Letras do Tesouro

Quando o juro está em queda, o investidor tem a oportunidade de comprar uma letra atrelada ao IPCA ou prefixada e “travar a rentabilidade atual”.

Ou seja, por serem aplicações com taxas prefixadas, o investidor trava a rentabilidade atual, e conforme o juro cai, o título permanece com a rentabilidade prefixada.

Além disso, o cenário de queda dos juros beneficia os ganhos de curto prazo, uma vez que a “marcação a mercado” vai influenciar na valorização de curto prazo da letra.

Os fundos imobiliários também podem ser muito interessantes em momentos de queda dos juros.

2 – Fundos Imobiliários

Quando a Selic está em queda, os FIIs costumam se valorizar e assim, ao comprar cotas de FIIs, você terá a oportunidade de construir renda.

Além de surfar em uma provável valorização do mercado de FIIs. Outro detalhe, muitos FIIs costumam ajustar seus aluguéis, ou registar ganhos com operações imobiliárias.

Desse modo, esses ganhos podem ser convertidos em rendimentos ao investidor, gerando ainda mais ganhos.

De forma similar aos fundos imobiliários, as ações também costumam se valorizar no cenário de queda dos juros.

3 – Ações

Dessa maneira, o investimento em boas ações pode assegurar ganhos com a eventual valorização, além de recebimento de dividendos (caso a companhia distribua dividendos).

Os ETFs, ou fundos de índices, são fundos atrelados a índices e negociados em bolsa. Portanto, ao invés de investir em diversas ações, você pode comprar um ETF.

4 – ETFs

Atualmente o mercado está repleto de ETFs, tanto de índices nacionais, como o Ibovespa, quanto de índices do exterior, como o S&P 500.

Portanto, se as ações e fundos imobiliários costumam se valorizar com um cenário de queda dos juros, o mesmo vale para os ETFs.

Os fundos de ações também são uma boa opção de investimento quando os juros estão em queda. Mas aqui, é importante ficar atento à gestora do fundo.

5 – Fundos de ações

Veja qual é a gestora, histórico do fundo e a estratégia do mesmo. Mesmo tendo uma gestão profissional, o fundo ainda pode ter resultados negativos. Por isso, fique atento.