Confira a lista dos principais documentos necessários para declarar o IR para não "passar aperto".

5 Dicas para pagar MENOS imposto em 2022 (Parte 2)

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 já começou e funcionará entre 1º de março a 30 de abril.

Se você ainda não enviou sua declaração, saiba que existem uma série de regras para ajudar o contribuinte a ganhar uma restituição maior ou pagar menos imposto.

Confira a seguir as 5 dicas para REDUZIR o valor do seu Imposto de Renda de forma legal ou aumentar a sua restituição.

Autônomos que trabalham em casa podem deduzir 1/5 dos gastos com as contas da casa, como água, luz, telefone e despesas que sejam essenciais para o declarante trabalhar.

1. Autônimos que trabalham de casa  

Porém, as deduções só podem ser feitas na declaração completa. O declarante deve informar as despesas no livro-caixa, usando o programa Carnê-Leão e posteriormente deve importá-las para a declaração.

Ao dividir e declarar a renda recebida de aluguéis em separado, o casal pode diminuir o IR incidente sobre a renda tributável de cada um.

2. Divida a renda de aluguel com o cônjuge

Quando pagos pelo proprietário, gastos como IPTU, taxa de condomínio e demais despesas também podem ser abatidas no valor do aluguel recebido.

3. Abater gastos no valor do aluguel 

Gastos com pensão são dedutíveis no IR. Porém, isso só tem efeito se o beneficiário não estiver na mesma declaração —já que a pensão é considerada uma renda para quem recebe.

4. Abater dependentes que recebem pensão 

Fazer uma declaração conjunta com seu cônjuge significa somar a renda de duas pessoas, o que pode colocar a declaração em uma alíquota maior. Logo, faça duas declarações separadas.

5. Não faça uma declaração conjunta