Foi alta ou baixa? Conheça 4 fatores que afetam a bolsa de valores

A bolsa de valores faz parte da sociedade. É natural que fatores externos interfiram nos movimentos que ocorrem dentro do mercado financeiro, podendo causar movimentos positivos e negativos.

Dessa forma, é importante que o investidor saiba identificar estes fatores externos e entenda como este tipo de situação afeta seus investimentos no mercado.

Inicialmente, é importante entender que os fatores que impactam na bolsa de valores podem ser tanto causados pelo humano, quanto questões que extrapolam o controle do homem.

Os “4 fatos”

Talvez este seja o fato externo com impacto mais recorrente na bolsa, afinal, decisões políticas impactam diretamente as empresas e, consequentemente, os ativos negociados na bolsa de valores.

Política

O que não é à toa, afinal a macroeconomia é dependente dos movimentos políticos. Por exemplo, mudanças na taxa de juros impactam todo o setor econômico, incluindo o mercado financeiro.

Ainda no campo da política, o período de eleição, em especial a presidencial, possui impacto direto nos movimentos da bolsa de valores, especialmente pelas incertezas do contexto.

Eleições

Investidores precisam conseguir projetar, porém, cada candidato tem políticas econômicas distintas, impactando na capacidade de projeção dos agentes do mercado e causando instabilidade na área.

Em um mundo globalizado, é natural que questões fora do país tenham influência na bolsa de valores, especialmente em uma economia que depende tanto de exportação, como a brasileira.

Política internacional

Dessa forma, guerras comerciais, como EUA x China em 2018, e a Guerra da Ucrânia, deflagrada em 2022, causam impacto no mercado global, incluindo a bolsa de valores do Brasil.

Extrapolando a questão humana, desastres ambientais também impactam diretamente a bolsa de valores. Por exemplo, períodos de longa estiagem influenciam tanto na cadeia produtiva, quanto na economia geral.

Desastres naturais

Todavia, há um exemplo mais claro, no caso a Pandemia da Covid-19. Cenário que teve início em 2020, e causou impacto direto na economia global e, consequentemente, nas bolsas de valores.

Como visto, estes exemplos são maiores que o mercado e impactam a sociedade de modo geral, assim, não é possível prever os efeitos e duração que eles terão na bolsa de valores.

Como se preparar?

Todavia, práticas como construir uma carteira diversificada, investir em produtos com renda pós-fixada e buscar por ações com correção pela inflação pode ser uma alternativa interessante para amenizar os efeitos causados.

Portanto, ainda que não “zere” os ricos, o investidor estará melhor preparado para estas situações adversas e terá maior chance de passar por estes períodos de instabilidade na bolsa de valores.