3 profissões que serão impactadas por IA's

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA), empregada no ChatGPT, da Open IA e no Bard do Google surgiram para facilitar a vida de muitas pessoas.

Mas, tais IA’s também poderão ser responsáveis pelo fechamento de vários postos de trabalho. Descubra quais serão as profissões mais impactadas pelas IA’s.

As IA’s empregadas nos Chatbots, como o ChatGPT e Bard são denominadas de IA generativa, uma vez que elas têm condições de criar textos, por exemplo.

Principais características da IA empregada nos chatbots

Sendo que grande parte do público que utiliza os Chatbots acabam utilizando eles para criar textos dos mais variados tipos e até linhas de programação.

Em uma estimativa feita pelo Goldman Sachs, acredita-se que 300 milhões de empregos pelo mundo poderão ser impactados pela utilização dos Chatbots.

Sendo que grande parte desses empregos serão afetados em países desenvolvidos, enquanto as nações em desenvolvimento sofreram menos.

Vale destacar que os Chatbots ainda não são perfeitos. O ChatGPT tem seu banco de dados atualizado até 2021, enquanto o Bard tem limitações no chat. 

Com a entrada de mais IA’s no mercado e o aperfeiçoamento de tais ferramentas, a tendência é que mais empresas comecem a utilizar, impactando na vida de muitos. 

Conheça as profissões mais impactadas pelo IA

No setor financeiro as IA’s já estão sendo utilizadas, segundo pesquisa conduzida pelo Centro de Finanças Alternativas de Cambridge com o FEM (Fórum Econômico Mundial).

Setor Financeiro

De acordo com a pesquisa, 56% dos bancos afirmaram que já estão utilizando a IA para fazer o gerenciamento de dados, enquanto 52% utilizam a IA para gerar receitas.

Segundo estimativas do próprio FEM, até 23% dos empregos no setor financeiro chinês, até 2027, poderão ser substituídos por IA.

Como muitos veículos de mídia já atuam somente na internet, o emprego das IA’s já é uma realidade.

Marketing e mídia

Profissionais de jornalismo de diferentes meios de comunicação, como Business Insider, CNET e CNBC, já utilizam a IA para auxiliar e até reproduzir textos de reportagens.

Sendo que o CEO do BuzzFeed anunciou recentemente que pretende fazer uma parceria com o ChatGPT para conseguir personalizar seus conteúdos e aprimorá-los.

Desde a criação de relatórios até a consulta sobre leis e serviços jurídicos podem ser feitos por meio da IA.

Direito e serviços jurídicos

Um relatório de aproximadamente 14 páginas fruto do ChatGPT foi publicado na revista acadêmica Social Science Research Network por uma advogado.

O texto cumpriu com diversas obrigações, mostrando que é possível realizar trabalhos de grau acadêmico e com certo nível de complexidade.

Já Andrew Perlman, reitor da faculdade de direito da Universidade de Suffolk, acredita que a IA poderá ajudar as pessoas mais pobres a conseguir assistência jurídica.

Segundo estudo conduzido pelo congresso americano no ano de 2022, em 92% dos casos, os americanos de baixa renda têm pouco ou nenhum acesso à consultoria jurídica.

Sendo que através do emprego da IA, a população mais humilde poderia buscar assistência e se informar melhor sobre seus direitos.