3 maiores erros ao investir em fundos imobiliários

Fundos Imobiliários

Ano após ano, o mercado de fundos imobiliários cresce e ganha mais investidores. Porém, nem todos conseguem ter sucesso investindo em FII.

Para evitar frustrações ao investir em fundos imobiliários, conheça os 3 maiores erros ao investir em fundos imobiliários.

Mesmo sendo um investimento extremamente interessante, os fundos imobiliários tem seus riscos, sendo que a vacância e a inadimplência estão dentre os principais.

1º - Investir em fundos com alta vacância e inadimplência

Comprar cotas de fundos que possuem altos níveis de vacância ou inadimplência pode influenciar na renda obtida pelo cotista.

Como grande parte dos fundos distribuiu dividendos com base nos recebimentos de aluguéis e valores referentes a pagamentos de títulos como os CRI.

A inadimplência, ou alta vacância, pode acabar comprometendo a renda do cotista, além de influenciar em uma possível desvalorização das cotas do FII.

Os fundos imobiliários são ativos de renda variável negociados em bolsa de valores, portanto, os valores das cotas flutuam conforme a volatilidade do mercado.

2º - Não saber conviver com a volatilidade do mercado

Desse modo, diversos fatores podem influenciar no valor das cotas, como eventos relacionados diretamente ao fundo, ou vinculados à economia, por exemplo.

Assim, os cotistas de FIIs, precisam ter uma visão de longo prazo e diversificar a carteira, investindo em diferentes FIIs de diferentes setores.

Além disso, o investidor precisa estar preparado para encarar a volatilidade do mercado.

Dentro do mercado de fundos imobiliários, há diversos fundos que utilizam da alavancagem para adquirir mais ativos e fazer mais dinheiro.

3º Investir em fundos muitos alavancados

Porém, ao fazer a alavancagem, o fundo precisa manter um fluxo contínuo de renda a fim de financiar os custos relacionados à alavancagem.

Quando esse fluxo de renda não se mantém, é possível que o fundo enfrente problemas para pagar dividendos aos cotistas, além de pagar a alavancagem.

Assim, além de enfrentar problemas com fluxo financeiro, o FII ainda terá problemas com uma inevitável venda de ativos e redução do valor patrimonial e de mercado.

Ao ficar atento aos três erros destacados, o investidor terá mais chances de conseguir  bons resultados investindo em fundos imobiliários