3 dicas para gerir as contas da empresa

Finanças

Ter uma cabeça voltada aos negócios e uma sede por empreendedorismo não basta para alcançar o sucesso nos negócios.

O empresário também precisa ter uma consciência financeira para conseguir manter o fluxo de capital, sem que haja dependência frequente do capital de terceiros.

Acompanhe e conheça 3 dicas para gerir melhor suas contas da empresa.

Ter uma mente empreendedora é fundamental na hora de abrir e administrar um negócio, mas o controle financeiro também é importante.

Não se esqueça das finanças

Sem dinheiro, muitos sonhos não chegam a se tornar realidade ou deixam de existir. Por isso, é importante ter uma consciência financeira e evitar gastos desnecessários.

Portanto, além de evitar gastos desnecessários, é importante manter o controle emocional e construir um bom planejamento financeiro.

Os problemas financeiros em sua empresa podem começar devido à falta de organização, principalmente quando os empresários misturam as finanças pessoais com as do negócio.

1 - Não misture as contas

Pagar contas de casa junto com o fluxo de caixa da firma pode gerar grandes problemas, prejudicando o caixa da empresa.

Assim, separe as despesas pessoas e não deixe o fluxo de caixa se comprometer com outras despesas que não sejam exclusivamente da firma.

Para ajudar a financiar suas despesas pessoais, é importante estabelecer uma retirada periódica.

2 – Determine uma retirada periódica

Essa retirada pode ser em forma de um pró-labore, além das distribuições de lucros, ou do juro sobre capital próprio.

Mas, determine esses valores com antecedência, sempre prezando pelo bom desempenho da firma e sem prejudicar o fluxo de caixa.

Por fim, fique sempre atento ao fluxo de caixa da firma. Registre todas as entradas e saídas e se mantenha firme no controle.

3 – Mantenha o controle sobre as finanças

Dessa maneira, o empresário poderá até, encontrar problemas ou soluções para a empresa, como por exemplo:

Uma máquina que está exigindo mais manutenção e gerando mais despesas do que o habitual pode ser trocada, por uma nova ou em melhor estado.

Ou um segmento da firma que está produzindo ótimos resultados, pode ser alvo de mais investimentos e consequentemente, gerar retornos ainda melhores.

Querendo ou não, muitas informações podem ser coletadas por meio do fluxo de caixa da empresa, ajudando na tomada de decisão do empresário.