3 dicas para analisar um fundo imobiliário

Fundos Imobiliários

Para investir com segurança em fundos imobiliários, você precisa fazer uma boa análise. Conheça 3 dicas para analisar um fundo imobiliário.

A renda proveniente dos FIIs são uma das principais vantagens oferecidas pelos fundos aos seus cotistas.

1º Conheça melhor o Dividend Yield

Os investidores que buscam construir renda, normalmente procuram opções de investimentos que possam pagar bons valores de dividendos, como os FIIs.

Assim, fazer uma boa análise referente às distribuições é importante para determinar se o fundo em questão tem bons dividendos ou não.

Porém, é importante mencionar que dividendos passados não são garantia de rendimentos futuros.

A operação de qualquer fundo imobiliário exige o pagamento de valores para a instituição administradora, gestores e demais pessoas envolvidas com o FII.

2º Observe as taxas cobradas pelo gestor do FII

Portanto, é comum que haja taxas sendo cobradas pelos FII, mas o investidor deve ficar atento ao valor que é cobrado.

Por exemplo, há fundos que cobram taxa de performance, fato que pode influenciar bastante no resultado distribuído pelo fundo.

Além disso, a taxa de performance pode instigar o gestor e buscar mais riscos a fim de conseguir mais rendimentos, reduzindo a qualidade da carteira.

Assim, é muito importante reconhecer quais são as taxas cobradas pelo fundo e quais são os valores.

O valor patrimonial é o preço dos ativos que compõem a carteira do fundo, já o valor de mercado é o preço que o mercado dá ao fundo.

3º Valor patrimonial

Ou seja, se um fundo possui ativos em carteira avaliados no total de R$ 100 a cota e é negociado na bolsa por R$ 90 a cota.

O investidor pode reconhecer um desconto no FII, mas esse desconto nem sempre é real.

Uma vez que as avaliações dos ativos feitas pelos fundos nem sempre representam a realidade do momento.

Mas, de qualquer forma, é importante ficar atento e analisar com cuidado a relação entre o valor patrimonial e de mercado do FII.

Se você busca fazer bons investimentos no mercado de FIIs, utilize as três dicas para analisar os fundos e encontrar as melhores opções de investimento.