Abono salarial

PIS/Pasep: veja o calendário proposto para 2023

Suno Notícias

9 de dezembro, 2022

O governo propôs um calendário de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para 2023, segundo informações da Folha de S. Paulo.

As datas propostas serão avaliadas pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) no dia 15 de dezembro.

As datas foram apresentadas na quinta-feira (8) aos membros do conselho, que conta com representantes do governo, trabalhadores e empregadores.

No calendário proposto, o PIS referente ao ano de 2021 começaria a ser pago no dia 15 de fevereiro, para nascidos em janeiro.

Além disso, haverá novas liberações até o dia 17 de julho, pagamento do último lote, para aniversariantes de dezembro.

Confira o calendário proposto para o PIS:

Para o pagamento do Pasep, as liberações dos lotes começam no dia 15 de fevereiro e vão até 17 de julho, listado pelo número final de inscrição do trabalhador. Tanto no PIS quanto no Pasep o prazo final para sacar termina em 28 de dezembro de 2023.

Confira o calendário proposto para o Pasep:

Para ter acesso, o trabalhador deve: - Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos; - Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior; - Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês; - Estar com os dados devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, pago na Caixa Econômica Federal, ao passo que o Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Além disso, o calendário de recebimento do PIS/PASEP considera o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

O PIS/PASEP é um programa de abono salarial feito da integração entre o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).