Ações e investimentos

Suno Notícias

09 de janeiro, 2023

Petrobras (PETR4): vale a pena investir em 2023?

Os investidores da Petrobras (PETR4) estão apreensivos neste início de ano com a chegada do novo governo e os impactos nas ações da companhia. Mas há motivos para se preocupar?

Analistas consultados pelo Suno Notícias dizem o que pode mudar na empresa com a nova gestão, do pagamento de dividendos aos preços das ações.

Para André Vidal, head de Òleo, Gás e Materiais Básicos da XP, apesar dos riscos, o cenário para a petroleira ainda segue positivo.

“Nossa recomendação de compra para as ações da Petrobras, com preço-alvo de R$ 35,50, se sustenta na manutenção da política de paridade de importação nos preços dos combustíveis, que tem na Lei das Estatais uma das suas principais defesas, mas não a única”, disse Vidal.

O especialista pontuou que, caso a lei seja aprovada, haverá consequências bastante negativas para a Petrobras no curto, médio e longo prazos.

Já na avaliação de João Lucas Tonello, CNPI, analista da Benndorf Research, apesar de uma parte relevante do risco político para a Petrobras já estar precificada, as ações devem sofrer impactos negativos nas primeiras semanas do ano.

Apesar de também acreditar em bons resultados, para que ocorra um bom desempenho operacional neste ano, Tonello avalia ser fundamental a manutenção da política de preços da estatal.

Em dezembro, o BTG Pactual já mantinha a recomendação “neutra” para as ações da Petrobras (PETR4), com o preço-alvo de R$ 35, 70. Os analistas sugeriam cautela com o investimento em ações da Petrobras, ao menos durante a mudança no comando da estatal.