WALT DISNEY 

Suno Notícias

03 de janeiro, 2023

Mickey Mouse perde direitos autorais: Como a Disney (DISB34) lucrou até hoje

A partir deste 1º de janeiro, os direitos autorais do Mickey Mouse chegaram ao fim. Criado em 1928, a versão do Steamboat Willie agora é de propriedade pública.

Além dele, a Minnie Mouse também perdeu seus direitos autorais e agora o casal de ratinhos mais famoso do mundo pode ser usado em produtos e conteúdos sem precisar de autorização da Disney (DISB34).

O copyright originalmente teria vencido em 2004, seguindo o prazo de 75 anos de proteção de obras. Na ocasião, a Disney conseguiu convencer o Congresso dos EUA a estender o prazo para 95 anos.

Para ter uma dimensão desse fato, anualmente o Mickey gera cerca de US$ 6 bilhões para a empresa do Walt Disney com conteúdos de entretenimentos, parques de diversão, produtos e parcerias.

Atualmente, a Disney é avaliada em mais de US$ 170 bilhões no mercado, com 100 anos de história e a criação e sucesso do Mickey Mouse ajudou a empresa a construir esse legado.

Com a liberação dos direitos autorais, a principal preocupação do público são quais os conteúdos que poderão ser criados a partir disso.  Quando o Ursinho Pooh entrou em domínio público em 2022, um filme de terror foi criado inspirado na figura do animal carinhoso.