Inverno para sempre 

Suno Notícias

01 de janeiro, 2024

Icehotel 34: conheça como funciona o hotel feito totalmente de gelo

No vilarejo de Jukkasjarvi, localizado no extremo norte da Suécia, uma peculiar tradição se repete a cada inverno no Hemisfério Norte.

Após derreter devido ao aumento da temperatura na primavera, o Icehotel 34, construído quase inteiramente de gelo, renasce em dezembro, apresentando quartos e suítes renovadas, porém geladas.

Operando desde 1989, segundo O Globo, o Icehotel é reconhecido como um dos hotéis de gelo mais antigos e renomados em todo o mundo. Sua edição 2023/2024 estará aberta até abril, apresentando 15 suítes exclusivas, um salão de cerimônias e um lobby. 

Todos esses espaços foram concebidos por 32 artistas e montados pela equipe especializada em construção e produção de gelo.

Neste ano, o projeto "Light Collectors", desenvolvido pela dupla britânica Lisa Lindqvist e Kate Munro, destaca trajes pagãos associados ao solstício de inverno. Além disso, inclui obras de arte em gelo representando paisagens desérticas, fadas, trolls, assim como a representação da deusa do chocolate e uma cerimônia do cacau.

O Icehotel 34, também conhecido como Ice Hotel Winter, faz parte de uma estrutura mais abrangente, o Icehotel 365, que se destaca como o primeiro hotel com construções de gelo a operar durante todo o ano.

O complexo todo conta com chalés convencionais, conta com 44 quartos aquecidos, 28 chalés aquecidos, 18 suítes de gelo abertas o ano inteiro e 36 habitações de gelo abertas apenas para o inverno.

Semelhante ao hotel de gelo temporário, o Icehotel 365 mantém suas baixas temperaturas através de um eficiente sistema de resfriamento artificial. Este também apresenta suítes artísticas, elaboradas e uma delas passa por mudanças anuais. Experimentar o frio neste "iglu butique" não é uma opção econômica, com diárias iniciando em torno de US$ 900 por pessoa.