Como a guerra impacta o mercado brasileiro? Veja  

Rússia x Ucrânia

A invasão da Ucrânia pela Rússia tem forte impacto no mercado financeiro em todo o mundo nesta quinta-feira, e o mesmo ocorre no mercado brasileiro.

Repórter: Poliana Santos 

Mas as ações locais devem ser impactadas pela crise de formas diferentes, com o setor petroleiro despontando como um “porto seguro” para os investidores.

Já empresas que têm commodities em sua composição de custos devem sofrer mais, como o setor de aviação.

Petróleo como um porto seguro

Empresas ligadas ao setor de petróleo devem ser as menos impactadas devido à alta na commodity, que chegou a subir 10% na madrugada desta quinta-feira (24).

Desse modo, as ações da Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3) são as que devem sofrer menos com a tensão geopolítica de invasão da Rússia à Ucrânia.

As commodities em geral tendem a se valorizar, já que a Rússia é uma grande exportadora de gás natural, petróleo e commodities agrícolas, assim como a Ucrânia.

Além disso, as commodities metálicas devem se valorizar no longo prazo, beneficiando o minério de ferro.

O minério de ferro é uma commodity que foi muito usada nas reconstruções de países afetados por guerras no passado. Além disso, o minério também tem ligação com o armamento bélico

"

Scribbled Underline

Disse Bruno Madruga, sócio e Head de Renda Variável da Monte Bravo Investimentos

Para a Ativa, as empresas que devem ter melhor desempenho neste momento são: - PetroRio (PRIO3) - Petrobras (PETR4) - SLC (SLCE3) - Brasil Agro (AGRO3) - Suzano (SUZB3) - Vale (VALE3)

Small caps devem ser pressionadas

Por outro lado, devem sofrer revés as small caps, que possuem uma menor liquidez.  Com isso, os fundos de investimentos devem fazer uma redução desses ativos para proteção de volatilidade de suas cotas.

São exemplo de small caps:   - 3Tentos (TTEN3),  - 3R Petroleum (RRRP3)  - ABC Brasil (ABCB4).

Impacto em alimentos e combustíveis

A Ucrânia é também uma grande exportadora de milho, então o milho tende a ter uma valorização pela escassez do produto.

Além disso, o petróleo tende a ficar mais caro, o que impacta diretamente na inflação de países em todo o mundo.

Segundo a Ativa, empresas que têm exposição a commodities no seu custo devem ser evitadas neste momento. São elas estão: - Azul (AZUL4)  - Gol (GOLL4)  - BRF (BRFS3)  - Camil (CAML3) - AmBev (ABEV3)