Os fundos imobiliários serão tributados: devo me preocupar?
Fundos Imobiliários
Uma nova Medida Provisória (MP) alterou a tributação de fundos de investimento exclusivos e offshores, trazendo fim da isenção para alguns fundos imobiliários e Fiagros. E agora?
É preciso ter calma: a maioria dos investidores não serão afetados. A isenção dos rendimentos dos fundos imobiliários e Fiagros vale para os fundos com até 500 cotistas.
O gestor de Macro e Renda Fixa da AZ Quest, Gustavo Menezes, diz que é hora de adicionar risco aos investimentos, mas lembrando que os juros ainda estão com taxas altas.
Ou seja, as mudanças afetarão apenas os FIIs e Fiagros menores, mas não os mais consolidados do mercado.
Além disso, a Medida Provisória terá que ser aprovada no Congresso Nacional.
Até o ano que vem, muitos desses fundos com menos de 500 cotistas podem aumentar sua base de investidores, para evitar a tributação.
Brunno Bagnariolli, sócio da Jive Investments e CIO de fundos da Mauá Capital, responsável pelos fundos MCHF11 e MCCI11, também deu sua opinião a respeito da nova MP.
O CIO da Mauá disse que a medida provisória “ataca justamente as estruturas de ‘casca tributária’ e os separa dos fundos detidos e negociados pelo investidor de varejo que verdadeiramente representam a essência da isenção.