Com crise, preços multiplicam e penalizam inflação global

Frete marítimo

Somente em 2020, com a pandemia, o preço do frete marítimo subiu quase 500%, iniciando o ano de 2022 com custo 4,7 vezes maior

O cenário se soma ao contexto de inflação em alta com pandemia e o encarecimento da cadeia de suprimentos Em 2022, o impacto nos preços dos produtos que dependem do frete marítimo aumentou ainda mais

O quadro foi fortemente influenciado pela parada do Porto de Xangai, que tem uma fatia relevante do tráfego marítimo do mundo

Com isso, a oferta de frete marítimo encolheu ainda mais, elevando os preços

Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai (China) e da Fundação Dom Cabral, explica que os impactos deverão ser prolongados

"Acho que teremos um ano de impacto. Não é só no porto [de Xangai] que as pessoas não podem ir embora. Você tem as regras centralizadas, os produtos para chegarem aos portos precisam de caminhoneiro. Há uma logística interna toda em xeque", analisa

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Em relatório do Royal Bank of Canada (RBC), da última semana do mês de maio, foi constatado que um quinto da frota global de contêineres estava presa em congestionamento em vários portos

O responsável pelo relatório, Michael Tran, concedeu entrevista à CNN afirmando que 'os gargalos nas cadeias de suprimento hoje são diferentes do que eram há seis meses'