FGTS

FGTS Consignado? Veja o que é a nova proposta do governo

Suno Notícias

12 de setembro, 2022

O governo estuda a possibilidade de utilizar o FGTS no pagamento da compra de um imóvel por meio do Casa Verde e Amarela. 

Na proposta, os recursos que ainda seriam recebidos no fundo de garantia possam ser usados para abater no valor final da compra da casa própria.

O nome “FGTS consignado” vem da ideia de que seja feito o desconto direto na conta do fundo de garantia, assim que novos valores forem depositados.

É importante destacar que fazem parte do grupo alvo do programa social as famílias que vivem em condição de vulnerabilidade social, com renda mínima de R$ 2 mil por mês. 

Entretanto, embora essas famílias não tenham outra fonte de ganho, uma opção interessante é usar os recursos que serão depositados no futuro.

“É claro que o depósito do FGTS não pode ser caracterizado como renda. Mas como eu amplio a capacidade de renda das famílias? quando o banco entende, que fora da renda normal, ela tem mais um componente“, disse o secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo dos Santos, em nota.

Ainda não existe uma data para quando o FGTS Consignado ficará disponível.

Inicialmente, o Ministério do Desenvolvimento Regional precisa apresentar o projeto para o Conselho Curador do FGTS. 

O Conselho é responsável por definir os detalhes para uso do dinheiro, e como vai funcionar o processo de contratação dos financiamentos.

Depois disso, existe um período de pelo menos 120 dias para que os bancos consigam começar a operar essa medida.

A expectativa, portanto, é que esse processo só comece a valer em 2023.