ENTENDA O CASO

Suno Notícias

17 de outubro, 2023

Felipe Neto afetou ações da Mondelez, dona da Bis?

O anúncio de que o youtuber e empresário Felipe Neto firmou um contrato de publicidade com a Mondelez, dona da marca de chocolates Bis, causou reação de bolsonaristas nas redes sociais.

Vários perfis incentivaram o boicote ao chocolate e postaram notícias sobre uma queda de mais de 5% nas ações da companhia, na sexta-feira, que teria sido causada pelo acordo entre a fabricante da guloseima e o influenciador digital.

O contrato entre Neto e Mondelez se deu porque a Bis é uma das marcas que vão patrocinar o evento de cultura pop e games CCXP, que será realizado no dia 30 de novembro, em São Paulo.

Na semana passada, Felipe Neto participou do podcast Podpah, no qual o youtuber jogava games enquanto comiam Bis. Neto faz transmissões ao vivo no YouTube de jogos online como Minecraft e Among Us.

Por ser antibolsonarista, a campanha de Neto despertou reações de parte do público mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.  Seguidores de Bolsonaro passaram a defender o boicote e a comemorar a queda das ações da companhia, ignorando os fatores externos do mercado.

A Mondelez é a dona da Lacta, marca que no Brasil detém os direitos de produção do Bis. A empresa só é listada na Nasdaq.

As ações da companhia vinham em queda desde o dia 10 de outubro, por incertezas econômicas nos Estados Unidos e pelo acirramento da guerra entre Israel e o Hamas, com reflexos na negociação de papeis nos mercados americanos.

Na sexta-feira (13), a expectativa de uma inflação pior do que a esperada pelo mercado causou impactos nos papeis negociados em Wall Street. Mesmo assim, as ações da Mondelez fecharam a US$ 61,53.

Na segunda-feira (16), por volta das 17 horas, as ações da Mondelez já haviam subido 1,81%, para US$ 62,64. As bolsas de Nova York subiam diante da expectativa de comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte americano) e dos balanços de grandes empresas americanas ao longo desta semana.