Big techs

Facebook  e Google demitem funcionários para reduzir custos

Suno Notícias

22  de setembro, 2022

A Meta, dona do Facebook, quer cortar despesas em pelo menos 10% nos próximos meses, em parte por meio de reduções de funcionários.

A big tech enfrenta crescimento estagnado  e aumento da concorrência, segundo pessoas familiarizadas com os planos do Facebook.

A Meta começou a afastar discretamente um número significativo de funcionários, além de reorganizar departamentos.  Algumas pessoas puderam se candidatar a outras funções dentro da empresa, segundo gerentes atuais e antigos. O movimento evita a demissão em massa.

As medidas ocorrem após semanas de executivos da Meta discutindo publicamente a necessidade de congelamento de contratações e priorização de seus negócios, evitando o uso da palavra demissões.

O Google também entrou no movimento de redução de equipe para conter custos.  A Alphabet, controladora da empresa, também exigiu que alguns funcionários se candidatassem a novos empregos para permanecer na empresa.

O Google normalmente dá aos funcionários 60 dias para se candidatarem a outras funções na empresa se seus empregos forem cortados. Em março, mais de 1,4 mil funcionários assinaram uma petição exigindo que a empresa estendesse o período para 180 dias para um grupo de mais de 100 empregados na divisão de computação em nuvem.

Um porta-voz do Google disse que quase 95% dos funcionários que manifestaram interesse em permanecer na empresa encontraram novas funções dentro do período de aviso prévio.