Suno Notícias

UE investiga Apple, Alphabet e Meta por violação de competição digital

TECNOLOGIA

BIG TECHS

A Comissão Europeia abriu investigações contra as big techs Apple, Alphabet (do Google) e Meta por violação de regras sobre competição digital, considerando a nova Lei dos Mercados Digitais.

Serão cinco investigações contra as big techs americanas, com prazo de conclusão de 12 meses.

A Apple e a Alphabet serão investigadas por descumprir com regras que permitem aos aplicativos se comunicarem "livremente e sem custo", por meio das suas lojas Apple e Google Store. Segundo a lei, desenvolvedores devem informar as opções mais baratas fora de suas próprias lojas. 

A Apple também é investigada por não seguir a lei de permitir a fácil desinstalação de aplicativos e alteração de configurações padrões, como ao escolher o serviço de nuvem ou o navegador de preferência do usuário.

A Alphabet também será investigada por implementar medidas que favorecem os serviços da Google na ferramenta de pesquisa, como Google Shopping e Google Voos, em detrimento dos serviços rivais.

A Meta é avaliada pelo método "pague ou consinta", sob o qual os usuários europeus no Instagram e Facebook devem concordar com o uso de seus dados de atividade digital ou pagar uma assinatura mensal para ter privacidade.  A taxa do serviço, na semana passada, foi reduzida de 9,99 euros para 5,99 euros.