EUA e União Europeia excluem o país do Swift, entenda o que é esse sistema 

Rússia

Os Estados Unidos, Reino Unido, Europa e Canadá se moveram  para bloquear o acesso de certos bancos russos ao sistema internacional de pagamentos Swift como punição adicional a Moscou, que continua seu ataque contra a Ucrânia.

Repórter: Poliana Santos 

As medidas, que também incluirão restrições às reservas internacionais do banco central russo, serão implementadas nos próximos dias.

Cortar os bancos russos do sistema Swift – a principal rede internacional de pagamentos do mundo – é um golpe para o comércio russo e torna mais difícil para as empresas russas fazerem negócios.

O que é Swift?

SWIFT (abreviatura Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é um sistema que tem como principal função permitir a troca de informações bancárias e transferências financeiras entre as instituições financeiras.

Logo, o Swift é um tipo de serviço frequentemente usado para transferências entre instituições de dois ou mais países diferentes.

Sendo assim, a função da Swift é tornar mais fácil as operações financeiras mundiais.

O Swift acabou tornando as negociações mais rápidas e seguras. Além disso, a padronização reduz os custos de operação e controla os riscos envolvidos na operação, principalmente em remessas internacionais.

Ele se tornou o principal mecanismo de financiamento do comércio internacional. A cada ano, trilhões de dólares são transferidos usando o sistema.