Aposentadorias 

Suno Notícias

02 de janeiro, 2024

Entenda as principais mudanças na aposentadoria que passarão a valer em 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará por alterações significativas em 2024, com a principal mudança envolvendo o aumento da idade mínima, diretamente vinculada ao tempo de contribuição.

As propostas de modificação visam reestruturar o sistema previdenciário, e a análise detalhada dessas alterações é fundamental para compreender o impacto nas condições de elegibilidade e benefícios dos segurados.

Segundo o site FDR,  essas alterações na aposentadoria do INSS são parte das regras de transição, destinadas a quem ingressou no mercado de trabalho antes de 2019.

A partir de 2024, as regras para a solicitação de aposentadoria pelo INSS estabelecem que homens devem acumular 101 pontos, enquanto mulheres precisam atingir 91 pontos. Isso implica que um homem com 37 anos de contribuição e 64 anos de idade, ou uma mulher com 60 anos de idade e 31 anos de contribuição, estaria apto(a) para requerer a aposentadoria.

Além disso, é fundamental observar o tempo de contribuição, sendo necessário, no mínimo, 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. A diferença entre esses valores e a idade do indivíduo compõem os pontos necessários.

Em 2024, as regras também estabelecem um aumento na idade mínima para aposentadoria. Agora, a idade limite é 62 anos para mulheres, a ser alcançada em 2031, e 65 anos para homens, atingida em 2027.

Para quem busca a aposentadoria por meio das regras de transição, o cálculo do benefício envolve 60% do valor integral após 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.

A cada ano adicional de contribuição, é acrescentado um incremento de 2% ao percentual utilizado no cálculo da aposentadoria. Apesar de esse coeficiente poder ultrapassar 100% do salário médio de contribuição, é importante observar que o valor final está sujeito a um teto. Em 2023, esse limite é estabelecido em R$ 7.507,49.