Suno Notícias

Veja os bairros mais rentáveis para investir em imóveis em São Paulo

Imóveis 

 Bairros rentáveis

Para quem planeja investir em imóveis em São Paulo, a queda da taxa de juros pode ser uma oportunidade.  Para obter renda mensal com aluguéis, os apartamentos compactos em bairros periféricos são uma boa opção. 

Já para lucrar com a revenda, os imóveis maiores em áreas centrais são mais indicados.

Segundo o Estadão, as conclusões são de um levantamento feito pelo economista, pesquisador da FEA/USP, Rodger Campos, em parceria com a startup Loft.

A análise mostra que apartamentos menores dão um retorno médio anual de 7,5% do valor de venda em aluguel, enquanto os imóveis maiores registram um retorno de 5,95%.

Bairros como Artur Alvim, Vila Andrade e Itaquera têm um retorno maior na renda do aluguel do que áreas como Jardim Europa e Paraíso.  Isso ocorre devido ao déficit habitacional nas regiões periféricas, o que torna o aluguel mais atrativo para a população de baixa renda.

Bairros com maiores lucros na venda – Itaim Bibi (25%) – Sé (24%) – Pinheiros (20%) – VL Olímpia (20%) – Brooklin (20%) – Perdizes (15%) – JD. Europa (15%) – VL Andrade(15%) – Paraíso (15%) – VL Leopoldina (15%)

Bairros com maiores lucro com aluguel – Arthur Alvim (8%) – VL Andrade (8%) – Itaquera (8%) – Sé (7%) – Pinheiros (7%) – VL Leopoldina (7%) – Perdizes (6%) – VL Mariana (6%) – JD Europa (6%) – Paraíso (6%)

De acordo com o Estadão, a análise foi feita utilizando dados de fontes oficiais, como Banco Central e Prefeitura de São Paulo, bem como a calculadora imobiliária da Loft, treinada com uma base de 10 milhões de anúncios.

No entanto, nos últimos cinco anos, investir no mercado imobiliário por meio de fundos imobiliários  tem sido mais lucrativo do que comprar propriedades em São Paulo.  O índice Ifix, que acompanha os maiores fundos imobiliários negociados na bolsa, teve uma variação de 39% entre 2019 e 2023.