IBC-Br: Analista avalia resultado após alta de 0,43% no 2º trimestre

O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira (14) pela manhã indicou um resultado positivo para a atividade econômica brasileira no 2º trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Seguido do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre (1,9%), o indicador registrou um avanço de 0,43% ante os três meses anteriores (janeiro a março), após ajuste sazonal.

Na comparação com o mesmo período de 2022, a elevação no trimestre foi de 2,65% na série sem ajustes sazonais, informou o BC.

No primeiro semestre de 2023, o resultado do IBC-Br é positivo em 3,42%. Já em 12 meses até junho, o crescimento é de 3,35%.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o PIB, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2023 é de crescimento de 2,0%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho. Já a equipe econômica projeta expansão de 2,50%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Prévia do PIB”, IBC-Br está condizente com atividade em desaceleração, diz economista

Na análise da economista-chefe da B. Side Investimentos, Helena Veronese, o IBC-Br do trimestre está melhor, recuperando em relação ao mês de maio. Para Veronese, os leves sinais de recuperação aparecem devido a alguns fatores, como o programa de incentivo de compra de carros com desconto do governo.

“Ainda temos uma desaceleração e o IBC-Br corrobora com isso, apresentando uma atividade que está em linha com o crescimento mais lento do PIB no terceiro trimestre, mas que ainda cresce por impacto do setor agro. O que vai mudar, na minha leitura, é quando houver um arrefecimento total do PIB do agronegócio sobre o PIB geral. Isso deve acontecer no terceiro trimestre e a atividade deve vir mais fraca,” analisa a economista.

Apesar disso, Veronese ressalta que os dados são de um IBC-Br condizente com uma atividade em desaceleração e uma inflação tranquila com o ciclo de corte de juros.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião