Tasso Lago

Fuja de pirâmides financeiras e saiba como identificá-las

As pirâmides financeiras perpetuam a falsa ideia de que se ganha dinheiro fácil nesse tipo de investimento

Vira e mexe, um caso de pirâmide financeira explode na mídia. Nas últimas semanas, o que ganhou os holofotes foi a prisão de Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS Consultoria Bitcoin na Operação Kryptos, pela Polícia Federal, com investigações do Ministério Público Federal e da Receita Federal, por suspeita de fraude ao sistema financeiro nacional por meio de pirâmide financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Casos como esse aparecem com frequência na mídia e a quantidade de pessoas que perdem uma quantia absurda de dinheiro e até se endividam é enorme. Por mais que sejam avisados, muitos são atraídos pelas promessas de ganho garantido, fácil e rápido.

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (CECOP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostrou que a maior parte dos golpes aplicados acontece com as criptomoedas. Dos entrevistados no estudo, 43,3% apontaram que foram vítimas de golpes com criptomoedas, 29,8% relataram golpes no mercado de câmbio (Forex), 16,9% com opções binátias e 15,2% em ações.

As pirâmides financeiras perpetuam a falsa ideia de que se ganha dinheiro fácil nesse tipo de investimento. Uma característica comum e que chama a atenção nesses casos é a promessa de rendimento fixo de, por exemplo, 5% ou 10%. Por mais que o rendimento varie, os golpistas sempre garantem que o saldo será positivo. O que essas pessoas não sabem é que nenhum tipo de investimento, ainda que seja em criptomoedas, é sempre positivo. Qualquer investidor pode sim passar por perdas e meses ruins.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além das promessas de retorno sempre positivo e dinheiro fácil sem risco, outro fator de suspeita é a falta de transparência e discursos megalomaníacos. A empresa não divulga o que faz com o dinheiro em detalhes, não mostra operações realizadas nem o volume.

Outro fato em comum é o contrato de garantia, em que essas empresas prometem, por exemplo, algum valor em troca de o investimento não dar certo. Em muitos casos, são colocadas casas como garantia, o que juridicamente, não vale nada, já que essa promessa é feita a outros centenas ou milhares de investidores captados. Entenda uma coisa. Nenhum investimento tem garantia! Se alguém te oferecer uma garantia, você está em uma furada!

Por isso, é fundamental investigar. Procure mais informações sobre quem está por trás da empresa. As pessoas envolvidas têm experiência em investimentos comprovado? Ou trabalham em outras profissões e estão começando agora? Vale até mesmo ver se possuem algum processo, se o nome está limpo ou cometeram algum crime.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Uma empresa que pratica pirâmide financeira tem prazo para acabar. Enquanto o fluxo de captação está positivo com mais capital entrando do que saindo, ela se mantém. Mas a partir do momento em que ela é exposta de alguma forma na mídia, o fluxo inverte e a curva da captação passa a ser decrescente. E aí o que se vê é todo mundo perdendo todo o dinheiro investido e até acumulando dívidas. Não entre nessa.

Desconfie de promessas fáceis. O caminho para ganhar dinheiro é investindo em conhecimento. Acompanhe profissionais de renome com experiência no mercado e estude. Entenda como funciona o investimento que quer fazer. E não se permita ser enganado. E aos enganados, muita paciência, afinal sempre haverá uma chance de recomeçar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Tasso Lago
Mais dos Colunistas
João Canhada Há algo especial na atual febre das memecoins

Ainda no final do ano passado, eu e outros players do mercado de criptomoedas não falávamosde outra coisa, a não ser sobre os ETFs spot nos Estados Unidos e o próprio ...

João Canhada
João Canhada Não importa o que aconteça, os ETFs de Bitcoin já valeram o investimento

Os ETFs de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos estão próximos de iniciar seu quarto mês de negociações. Nesse período – e até mesmo antes –, o que teve de gente f...

João Canhada

Compartilhe sua opinião